sábado, 19 de setembro de 2015

Filme de criança, conteúdo de adulto



Quem viveu nos anos 90 com certeza deve lembrar da animação FormiguinhaZ, que foi produzido pela famosíssima DreamWorks e foi lançado em outubro de 1998.
Essa incrível animação foi reprisada inúmeras vezes na globo pela Temperatura Máxima e na Sessão da Tarde, na época ela era incrivelmente bonita e real, eu lembro até hoje o quanto eu fiquei impressionado com o nível de realidade da animação.

A animação, apesar de aparentar atingir só o publico infantil, tem um conteúdo maduro e adulto que somente depois de rever a animação mais velho eu pude perceber.
A historia gira em torno do Z, uma simples formiga operaria com uma crise de existência no meio de uma imensa colonia de formigas. Mas a historia não é só isso, tem toda uma critica social e politica por trás de uma simples formiga operaria tentando mudar de vida.
A primeira critica que o filme representa é o determinismo que a sociedade nos impõe, pois logo no começo num passeio pela grande colonia nos vemos que logo ao nascer as formigas já tem os seus destinos determinados, e o Z age contra o sistema e vai contra a sociedade opressora. Uma outra parte muita boa do filme é o contexto politico do exercito tentando contra apor o governo, e tentando acabar com a classe operaria por preconceito e puritanismo, já vimos isso na historia da humanidade não?.

O filme inteiro é uma grande critica a nossa sociedade, mas é algo tão bem implementado que o filme funciona para crianças e adultos, com criticas e boas doses de diversão.

O final feliz não estraga a mensagem que a animação tenta passar, já que o fato de Z fugir do sistema e tentar mudar o seu jeito de pensar não fica algo utópico, do tipo 'você pode vencer apesar de tudo', mas como nos podemos melhorar se não ficarmos somente alienados pelo sistema.
Apesar da idade, dezessete aninhos, FormiguinhaZ não ficou datado e pode ser visto por qualquer criança ou adulto nos dias de hoje. Se você viu esse filme quando criança, você deve assisti-lo de novo, além de contar com um puta elenco vai te render boas risadas e muitas reflexões.

Bom Nerdalhada, esse foi o primeiro post de muitos, espero que gostem e que a força esteja com vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário